domingo, 5 de dezembro de 2010

Razão de ser...!

Oi!

Fiquei um tempão considerando a possibilidade de desenvolver o blog. O grande ponto de partida foi o uso do twitter que tem no seu encanto e essência características como efemeridade, síntese e viralidade, etc...

Acredito muito na complementaridade das ferramentas/iniciativas e o blog vem completar uma face minha que, nem sempre, eu consigo expressar no twitter. Vem realizar o meu desejo de contar as minhas próprias vivências em Comunicação Interna que, na maioria das vezes, tem mais de 140 caracteres ;)

Quero contar experiências, trocar ideias, compartilhar desafios sobre a comunicação interna, área que me encanta e inspira, diariamente, pela sua complexidade, pelos resultados tangíveis que oferece, pela sua constante transformação e sua capacidade agregadora.

Mas o blog é resultado, também, de uma vontade muito genuína de ter experiência em uma outra vertente (além do twitter) das mídias sociais, um tema apaixonante mas que só ganha sentido a partir da vivência. Ler sobre as mídias sociais, definitivamente, não é suficiente. É preciso praticar, como protagonista, observador, mediador, seja lá o quê for. Pois é um fenômeno que, no meu ponto de vista, vai muito além da comunicação... é antropológico, cultural, tecnológico, psicológico, etc.

Praticar mídias sociais é acompanhar, do lado de dentro, a dinâmica do fenômeno e seu desenrolar nas mais diversas esferas. Assumir o risco - e o desafio - de gerir um blog que fala - entre outras coisas - sobre mídias sociais é vivenciar tentativa e erro, pura experimentação. É sair do papel de observador e ir pra linha de frente. Exige coragem, humildade e simplicidade.

Vejo o blog, também, como uma ferramenta para gestão do conhecimento em CI. Registrar a vivência, a prática, fundamentar premissas, tirar conclusões e, assim, gerar, consolidar e compartilhar conhecimento sobre comunicação interna.

E, se possível, atuar, através deste meio, a fim de inspirar, influenciar e mobilizar os colegas interessados quanto à importância da comunicação interna dentro do contexto das relações públicas.

Quem passar, espiar, quiser comentar, colaborar é mais do que bem vindo, sempre!

Abraços.